Diariamente atendemos pessoas de todas as idades, usuárias de óculos há algum tempo, mas também os “marinheiros de primeira viagem”, que precisam fazer seu primeiro óculos, seja de grau ou solar. Sem exceção, todos têm a mesma dúvida: qual é a melhor lente para o meu caso?
Afinal, quais as melhores lentes? Existem diferenças entre elas? Preciso investir muito dinheiro para ter lentes de qualidade? Como saber se as lentes de meu óculos são realmente as lentes que a ótica me vendeu? Vamos sanar todas essas dúvidas para você!
Existem especificações diferentes para cada usuário, de acordo com a idade, dioptria (grau da receita), materiais, tratamentos e até necessidades envolvendo sua rotina de vida.
Ametropias (erros refrativos)
Antes de mais nada, é preciso entender o que a sua receita diz. O grau prescrito pelo seu oftalmologista ou optometrista serve para corrigir seu erro refrativo.
Mas qual é o meu erro refrativo?
Denomina-se de amétrope, olho que possui erro de refração, ou seja, aquele em que o foco não se forma na retina. Origem do grego que quer dizer: “sem medida” pode ser por três tipos:
HIPERMETROPIA: quando o foco é formado atrás da retina. O hipermétrope têm dificuldade de visualizar nitidamente a distâncias CURTAS (não vamos usar aqui o termo PERTO, para não confundir com a presbiopia – que trataremos em um tópico mais à frente). Na receita, a hipermetropia sempre vai aparecer no grau esférico para longe, acompanhado do sinal positivo (+).
MIOPIA: quando o foco é formado antes da retina. O míope têm dificuldade de visualizar nitidamente a LONGAS distâncias. Na receita, a miopia sempre vai aparecer no grau esférico para longe, acompanhado do sinal negativo (-).
ASTIGMATISMO: o foco se forma em dois pontos diferentes. O astigmata têm dificuldade para enxergar tanto para perto quanto para longe. Quem tem esse erro refrativo, costuma se queixar de enxergar “tudo embaçado”. O astigmatismo pode se manifestar isoladamente ou acompanhado de miopia e hipermetropia. Na receita, o astigmatismo sempre vai aparecer no grau cilíndrico para longe, acompanhado do sinal negativo (-) acompanhado do grau do eixo (°).
Conheço minha ametropia, agora: qual é a melhor lente para o meu caso?
Certo, então agora que falamos sobre erros refrativos, você já pôde entender qual é o seu. Antes de explicarmos sobre as indicações de lentes de acordo com cada ametropia, precisamos esclarecer dois detalhes muito importantes que envolvem a escolha dessas lentes:
Lentes prontas x Lentes surfaçadas
As lentes de grau prontas (ou acabadas), são fabricadas em grande escala, combinadas com graus que atendem uma grade de disponibilidade, e essa grade é limitada até certo grau. Se o seu grau de encaixa nessa grade, suas lentes estão disponíveis no estoque do laboratório, sendo necessário apenas alinhamento de seu centro óptico com a lente e recorte das mesmas para montagem na armação que você escolheu.
Quando o grau da sua receita não se encaixa nessa grade de lentes prontas, as suas lentes de grau devem ser surfaçadas, ou seja, fabricadas. Nesse processo de fabricação, o laboratório utiliza blocos nos quais são feitas as combinações especiais de curvas das lentes, de acordo com o grau prescrito.
Investimento, preços e prazos
Levando em conta que de um lado temos lentes disponíveis facilmente até determinadas dioptrias (graus), de outro temos lentes que são feitas especialmente de acordo com as especificações pedidas, existem valores e prazos diferenciados entre as lentes prontas e lentes surfaçadas.
Há outro ponto muito importante que interfere não só no prazo de entrega e/ou valores de suas lentes, é o índice de refração. Esse índice está diretamente ligado à espessura e peso de suas lentes.
Qual é a melhor lente entendendo o índice de refração?
De maneira simplificada, se o grau da sua receita for de Plano (zero) a 4,00 graus (positivo ou negativo), a necessidade no seu caso é de índices mais baixos (de 1.49 a 1.60). Caso sua necessidade de correção ultrapassar esses 4,00 graus, são indicadas lentes com índices de refração mais altos (de 1.60 a 1.74). Ficou com dúvidas? Mande sua pergunta pra gente!
Deixe um comentário